terça-feira, 25 de novembro de 2014

collie




collie - Este belíssimo cão de pastoreio começou a chamar a atenção dos cinófilos no princípio do século 19, e nessa época, era mais conhecido na Escócia setentrional. Tinha uma cabeça mais curta e era mais baixo do que os exemplares conhecidos hoje.
Numerosas hipóteses foram propostas a respeito de sua ascendência. Alguns afirmam que deriva de cães como o Terra Nova ou o Setter Gordon, enquanto outros o vinculam ao Deerhound e aoScottish Terrier.
A fama de que goza hoje, tanto na América quanto na Europa e Austrália, deve-se por certo, à sua beleza e a seus excepcionais dotes psicofísicos, que lhe permite desenvolver não só tarefas que lhe são próprias, isto é, as de cão pastor, mas também as de adestramento policial, guarda, caça e obediência.
A estrutura física da raça Collie expressa força e agilidade. Este é um cachorro que conquista imediatamente com sua grande beleza, demonstrando dignidade e nobreza, com cada zona do seu corpo muito bem proporcionada ao conjunto.

A exuberante pelagem confere harmonia à forma dos cães desta raça. Na variedade de pelo longo (Rough Collie) a pelagem é muito densa, longa, tem cobertura áspera e subpelo suave e compacto, quase ocultando a pele. A coloração admitida inclui três tons: marta e branco, tricolor e azul merle.

A altura dos cães machos da raça Collie varia de 56 cm a 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. As fêmeas medem de 51 cm a 56 cm. O peso pode variar de 18 a 29 kg.

Um comentário:

  1. Amo essa raça e sâo adoráveis tive uma cadela .depois da nossa luta contra o câncer á perdi a 5 meses. Procuro quem me doe uma cadelinha .pois tenho condições de cuidar com muito amor mas não tenho como comprar no momento

    ResponderExcluir