sábado, 4 de outubro de 2014

Sharpei


Comportamento e Temperamento da Raça Shar PeiShar Pei

O Shar Pei é autoconfiante, sério, independente, algumas vezes teimoso, mas muito inteligente não precisando de muito tempo para aprender comandos, aprender sobre a rotina da casa e o lugar para urinar e defecar. Embora esses cães não sejam muito expressivos, são apegados á família sendo muito protetores. A princípio, parecem reservados e desconfiados com estranhos não aceitando carinho ou toque, mas logo mudam de atitude ao perceberem que não apresentam perigo.
Alguns Shar Peis se dão bem apenas com outros Shar peis não aceitando cães de outras raças por serem muito dominantes ao seu território, mas outros aceitam outras raças se dando muito bem com elas, dependendo realmente da personalidade de cada indivíduo. Precisam de estímulos físicos e mentais todos os dias assim como qualquer outro cão.
Essa raça não gosta de viver sempre do lado de fora da casa podendo dividir seu tempo entre a casa e o quintal. A maioria prefere fica dentro de casa perto do dono e mesmo que você tenha um quintal grande para ele, ele só ficará no quintal se o dono estiver presente. Em todo momento ele busca a companhia do seu dono e sua família. Dessa forma geralmente ele só aceita ordens de seu dono desde que não afete suas vontades próprias.

Saúde do Shar Pei

As principais preocupações da raça são quanto ao entrópio. O entropio ocorre na maioria dos Shar peis filhotes quando as pálpebras viram sobre si mesmas empurrando os cílios para dentro dos olhos afetando o globo ocular. Mas é facilmente resolvido com o pregueamento dos filhotes e caso ainda não resolva uma cirurgia simples é realizada com retirada de parte da pálpebra.
Outras preocupações são a luxação da patela e sarna demodécica que ocorre principalmente em situações de estresse, uso de alimentação inadequada para a raça (ideal rações Super Premium) e ambientes muito úmidos. Por isso o banho é recomendado no máximo uma vez por mês. Alguns cães da raça costumam ter febres de causa desconhecida juntamente com inchaço no jarrete.
Assim, para adquirir seu Shar pei esteja consciente quanto a raça e que ele precisa de ótima alimentação e cuidados iniciais nos olhos para assim ter uma vida longa e saudável.
Se gostou do artigo, tem um cão da raça shar pei ou deseja ter um, comente abaixo. Sua opinião é importante para nós.


Origem da Raça Shar Pei

A raça Shar pei é chinesa existindo nas províncias da China Meridional desde a Dinastia Han (206 a.C. á 220 d.C.). A cidade de Dialak, na província de KWUN TUNG, é provavelmente seu lugar de origem. Alguns exemplares tem a língua azul assim como a raça Chow Chow podendo as duas raças ter um ancestral comum.
O Shar pei trabalhava com os camponeses, cumprindo os papéis de cão de guarda, caçador de javali e cão de briga em combates de arena contra outros cães (esporte popular na China). Sua pele solta constituía uma defesa contra as dentadas do cão adversário, assim os ferimentos eram restritos à pele não atingindo os órgãos. Também foram encontrados relatos que a raça shar pei era utilizada como cão de guarda das tumbas de membros da realeza. Com a chegada do comunismo, a maior parte dos cães chineses foi eliminada e alguns Shar peis foram criados em Hong Kong e Taiwan sendo reconhecida em 1968 pelo Kennel Club de Hong Kong. Em 1973 um artigo publicado por Matgo Law, de Hong Kong, alertou os criadores americanos sobre o reduzido número de Shar pei existentes no mundo tanto que em 1974, esta raça entrou para o Guinness Book (Livro dos Recordes) como sendo o cão mais raro do mundo. Nessa época, alguns exemplares foram levados para os Estados Unidos. Assim a raça quase foi extinta passando a ser muito popular e uma das raças mais conhecidas da América.

Características Físicas

A raça Shar pei é conhecida por sua pele solta e suas rugas por todo o corpo embora ocorram principalmente em filhotes e nos adultos podem estar presentes apenas na região da cabeça, pescoço e ombros. Outra característica marcante é o formato dos olhos dando um aspecto de cansaço e tristeza ao cão.
São cães fortes e de corpo compacto medindo de 44 a 51 cm de altura na cernelha do animal adulto e peso variando de 18 a 25 kg, portanto cães de porte médio. Os Shar peis possuem orelhas pequenas e espessas. A cauda é grossa e alta. Em relação ao corpo esses cães apresentam uma cabeça grande com focinho largo e lábios carnudos. O comprimento do pelo pode variar de 1 cm a 2,5 cm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário